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E aí, você acha que conhece o gamer brasileiro?


Mais de 50% do público é formado por mulheres. A classe B é predominante. Mais de 40% das pessoas têm entre 20 e 29 anos e mais da metade se definem como pardas ou negras. Acabou de sair a 8ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), o mais importante levantamento anual sobre o consumo de jogos eletrônicos no país.


O isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19 impactou o consumo de jogos eletrônicos: de acordo com a pesquisa, mais de 75% dos gamers brasileiros afirmaram jogar mais durante esse momento. O estudo aponta que 72% da população do país afirmam jogar jogos eletrônicos. A pandemia fez com que mais de 50% dos jogadores realizassem mais sessões de partidas online com amigos.


As mulheres são maioria entre a comunidade gamer no Brasil: 51,5% do público de jogos eletrônicos do país é feminino. A classe social dos jogadores no Brasil é a média-alta, mas é possível identificar uma ascensão das pessoas de classes sociais baixas e médias. Praticamente metade do público se identificou como branca (46%), enquanto outra grande parcela se identificou como parda ou preta (50,3%, na soma). Quanto a faixa etária, a maioria do público é adulta, com mais de 40% tendo entre 20 e 29 anos.


Os brasileiros ainda preferem jogar nos smartphones. Os consoles domésticos ocupam a 2ª colocação, com 25,8% de preferência, seguidos pelo computador, em 3º, com 18,3%. Além disso, quem joga no celular joga mais: 40,8% do público afirmam jogar todos os dias e 35% do público joga de 1 a 3 horas por dia, mostrando que o mobile tem ganhado maturidade e obtido jogadores mais assíduos. Cabe destacar que o comportamento do jogador é multiplataforma. Ou seja, mesmo que ele prefira este ou aquele aparelho, consome games em duas ou três plataformas.

Quase 65% dos jogadores brasileiros já ouviram falar em eSports e mais de 55% afirmam que jogam ou praticam alguma modalidade. Mastercard, Coca-Cola, Red Bull, Vivo, O Boticário, iFood, Fiat, Samsung, Uber e Adidas se destacaram como as marcas mais conhecidas ou consumidas em seu segmento. Sendo a Samsung a marca preferida no segmento dos smartphones — é preferência de 41% dos entrevistados.


Quer falar mais sobre isso e conhecer o estudo na íntegra?


Aqui na Dim Propaganda somos obcecados por estudar o comportamento de consumo. Traga seu desafio para nós e prometemos conectar sua marca com os clusters mais efetivos e engajados no seu segmento.

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