Sistema de Negócios Sustentáveis. Mas pode me chamar de Sistema B.
- Dim Propaganda
- 8 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

O Sistema B é aquele que dissemina um crescimento sustentável e equitativo através da certificação de empresas no âmbito global. Toda empresa do Sistema B possui como objetivo solucionar problemas socioambientais.
Além disso, usam seus negócios para o desenvolvimento de comunidades e para a redução da desigualdade, buscando também soluções para os problemas climáticos. O conceito das “B Corps” foi criado pelo B-Lab nos EUA, em 2006, com a proposta de redefinir o sucesso para os negócios. Hoje, há mais de 1.000 companhias – mais de 100 delas na América Latina - em 30 países e 60 setores.
A Ouro Verde Amazônia é a primeira empresa certificada pelo Sistema B no país. A certificação foi concedida após ampla análise das práticas empresariais em todos os âmbitos, como a relação com trabalhadores, comunidade, meio ambiente, fornecedores, governo, além de práticas de transparência.
Missão do Sistema B em 3 pontos:
1. Resolver problemas sociais e ambientais a partir dos produtos e serviços oferecidos pelas próprias empresas;
2. Um rigoroso processo de certificação, que examina todos os aspectos da empresa e que deve atender aos padrões de desempenho mínimos, além de ter um forte compromisso com a transparência ao relatar publicamente seu impacto socioambiental;
3. Mudanças legais para proteger sua missão ou finalidade comercial e, portanto, combinar o interesse público com o privado. Isso também irá construir uma confiança com os cidadãos, clientes, colaboradores e novos investidores.
Hoje, vemos uma legião de consumidores indo muito além do preço na hora de se relacionar com uma marca. A “pressão positiva” que eles causam no ecossistema, querendo saber dos processos de produção, da cadeia de fornecedores, da origem das matérias-primas e etc, é observada e levada em conta aqui na Dim Propaganda.
E a sua marca, o que anda pensando além de vender produtos e serviços?
Qual o legado? Qual a missão? Qual o propósito?
Vamos conversar.
Comments