Tem Sistema Design e tem o nosso Sistema Design.
- Dim Propaganda
- 13 de jan. de 2021
- 2 min de leitura

Sistema Design, sistema DE design, design sistêmico, design sistemático, desenho de sistemas, design system. Existem várias nomenclaturas para essa metodologia que auxilia na construção da unidade e percepção de projetos gráficos, desde sinalização, design gráfico, comunicação, produtos, interfaces físicas, digitais e por aí vai.
É muito comum achar que isso só se aplica ao universo digital, que é o kit vetorial de UI e UX (Interface e experiência do usuário), mas a disciplina é mais antiga que o nascimento da internet.
Grosso modo, é a criação de elementos, composições, cores, fontes e estilos que, combinados, criam unidade para um produto, marca ou empresa. É possível dizer que se trata da parte visual do manual de marca/produto, mas também mais que isso.
A ideia é criar elementos harmônicos, estéticos e singulares, de uma forma tão proprietária que funcione para quem interage FAZENDO parte do trabalho e, obviamente, para quem é consumidor dele.
Um projeto pode passar por diversas pessoas/times com habilidades e históricos diferentes, mas o sistema deve ajudar a entender, limitar como a marca se comunica, quais são seus padrões. E a beleza disso tudo é que, se bem-feito, o sistema design não engessa a criatividade. Pelo contrário, agiliza, facilita, dá elementos que, recombinados, criam novas abordagens, quase infinitas, gerando o tempo todo lembrança visual para o projeto.
Na prática, é olhar para um fundo vermelho com uma onda branca e lembrar de uma marca de refrigerantes; um fundo laranja com elementos azuis e saber que é um banco; andar por um país desconhecido e se orientar pelas placas e sinais, mesmo sem saber nem uma palavra do idioma; e, mais recentemente (nem tanto assim), olhar para o seu celular e, num universo gigante de apps e widgets, achar exatamente aquele de que vai precisar. Olha só, até quando você organiza seus apps, está fazendo uma forma de sistema design.
Ah, no título eu disse que tem o NOSSO sistema design porque adaptamos a ideia às nossas necessidades. Somos uma agência que entrega serviços relacionados a estratégia e criatividade. E, nesse caso, não dá pra ser “casa de ferreiro”. É muito necessário combinar pessoas, departamentos e times com habilidades diferentes. Quanto mais fluido e simples isso acontecer, tudo fica melhor, desde o briefing, a conexão dos times, o entendimento rápido, a função de cada um e, por fim, o próprio projeto – que, se tudo der certo, mesmo depois de entregue, “não termina quando acaba”, ainda vai receber feedbacks dos usuários e, com isso, melhorias e adaptações.
Ufa, parece confuso. E é confuso, até que o sistema design entre no jogo e ajude a organizar tudo.
Em resumo, é pegar todo o caos e criar a ordem com simplicidade intuitiva, sem perder sua essência, sempre pensando nas pessoas, sejam os profissionais envolvidos ou os clientes e usuários. :)
Comments